quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Anvisa vai monitorar Fenilalanina


"A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai disponibilizar, dentro de um ano(2009), uma nova Tabela de Fenilalanina que indicará a quantidade dessa substância em diversos alimentos. O objetivo da inovação é orientar a dieta dos portadores de fenilcetonúria.
O cronograma para a implementação do documento foi apresentada à Justiça Federal pela Anvisa no início do mês, para cumprir um acordo feito com o Ministério Público Federal em uma ação civil pública que exigia a indicação da quantidade de fenilalanina nos rótulos de alimentos. Além de inserir a tabela na internet, a agência irá distribuir versões impressas para centros que fazem o acompanhamento de pacientes que possuem a doença.
Calcula-se que um em cada 10 mil recém-nascidos seja portador de fenilcetonúria. A doença está relacionada a uma alteração genética rara que envolve o metabolismo de proteínas. Uma pessoa com fenilcetonúria não tem a quantidade normal de uma enzima para quebrar o aminoácido. Por isso, qualquer alimento com fenilalanina não é digerido corretamente, e a substância se acumula no organismo, causando problemas no cérebro e em outros órgãos."

16/09/2008


By: Jersica Oliveira

Fonte: CFN